Medicina
O Curso de Graduação em Medicina da UFSC, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, desenvolveu projeto pedagógico, construído coletivamente, centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem. Este projeto pedagógico tem como finalidade a formação integral e adequada do estudante através de uma articulação entre ensino, pesquisa e extensão e assistência.
As ações integrativas contribuem para auxiliar o aluno a construir um quadro teórico-prático global mais significativo e mais próximo dos desafios que enfrentará na realidade profissional dinâmica, onde atuará depois de concluída a graduação.
O currículo integrado ocorre nos primeiros oito semestres com introdução precoce do aluno no sistema único de saúde e em atuação clínico-cirúrgica; os outros quatro semestres, do internato médico, são de atividades práticas, treinamento em serviço, nas áreas de clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia-obstetrícia e saúde da família/saúde coletiva.
Os cenários de ensino-aprendizagem são o Hospital Universitário, a rede de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, quatro hospitais da Secretaria Estadual de Saúde (Hospital Infantil Joana de Gusmão, Maternidade Carmela Dutra, Hospitais Celso Ramos e Nereu Ramos) e em laboratórios dos departamentos das áreas básicas e clinicas.
Os Módulos, abordando conhecimentos cognitivos, atitudinais e procedimentais, se constituem nos fundamentos para a graduação do profissional médico voltado para as necessidades de saúde da população e do Sistema Único de Saúde, visando a integralidade da assistência à saúde. As Atividades Complementares permitem ainda a construção de um Currículo Nuclear, de forma que o estudante também se dedique às áreas específicas do conhecimento, de acordo com suas preferências e aptidões.
Duração: 12 fases |
Titulação dos professores: 50 Doutores 34 Mestres 29 Especialistas |
Telefone: (48) 3721 9499 |
www.medicina.ufsc.br |